28.Julho.2020

Como a tecnologia pode auxiliar nos processos logísticos?

Como a tecnologia pode auxiliar nos processos logísticos?

Um dos grandes anseios, tanto para transportadores, quanto para clientes, é garantir agilidade e segurança no processo de logística. E uma das áreas que tem auxiliado nesse ponto é a tecnologia. Quando aliadas, logística e tecnologia podem apresentar resultados melhores, garantindo a integridade da carga nos prazos estabelecidos pelo cliente e com uma diminuição significativa de custos. Quer saber como? A Daytona Express te explica.

Tecnologia aliada ao transporte de cargas rodoviárias

Imprevistos sempre podem acontecer com o motorista do caminhão, o que pode ocasionar o atraso de entrega das mercadorias. Mas, esse tipo de problema pode ser amenizado com o auxílio de softwares que permitem ao coordenador de operações se comunicar com o caminhoneiro por meio de dispositivos móveis. Assim, é possível informar o motorista sobre bloqueios da pista, elaborando uma rota diferente da pré-estabelecida, por exemplo.
Além disso, a maioria dos caminhões atuais são monitorados e rastreados via satélite, o que intimida a ação de criminosos e localiza o veículo com maior facilidade em caso de roubos e furtos.
Outro benefício da tecnologia é mensurar, através de aplicativos, a quantidade de combustível utilizado, os gastos do motorista com alimentação e hospedagem, entre outros. Isso possibilita que o empresário faça cálculos para ações futuras.

Tecnologia e distribuição
A tecnologia também pode facilitar os processos logísticos nos centros de distribuição. No mercado, existem diversos tipos de softwares, alguns até gratuitos, que podem ser úteis para armazéns de pequeno e médio porte. Os programas computadorizados permitem que pedidos, contratos e notas fiscais fiquem disponíveis para todos os envolvidos no gerenciamento do armazém. Dessa maneira, se evita atrasos na separação na mercadoria que será entregue e outros problemas similares.

Comunicação e tecnologia precisam andar juntas

Garantir uma comunicação boa entre o centro de distribuição e o motorista é essencial para o bom funcionamento e a garantia da entrega das mercadorias no tempo certo. No passado, as ligações telefônicas costumavam ser muito caras. Mas hora em dia, os aplicativos e os avanços dos dispositivos móveis mudaram o cenário. No entanto, é necessário que os caminhões sejam equipados com internet wi-fi, o que não gera custos altos para a empresa e garante uma comunicação rápida e eficaz em qualquer ocasião.
Gostou desse artigo? Então deixe seu comentário em nossa página no facebook relatando como a tecnologia mudou os processos logísticos na sua empresa.

 
 
 
Deixe seu comentário