16.Julho.2021

Qual a diferença entre fretes e carretos.

Qual a diferença entre fretes e carretos.

Frete e carretos são meios de entregas, mas atuam de formas diferentes.

O termo frete geralmente é associado ao valor pago pelo serviço de um transportador para carregar uma determinada carga. Também pode ser usado para se referir ao serviço contratado para transportar numa mercadoria de um ponto para outro. O frete pode ser realizado por diferentes modais, como: transportes aéreos, ferroviários, marítimos ou rodoviários. Outro ponto importante: essa modalidade de entrega está relacionada a transportes dentro de um mesmo município, podendo incluir cidades vizinhas em alguns casos. Mas, quando essa distância é grande, no entanto, mais indicado é a contratação de uma transportadora ou empresa de mudanças credenciadas. 

Os carretos costumam se referir a um serviço de transporte realizado por autônomos, ou seja, profissionais que não são contratados de maneira fixa por uma empresa de acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Esses profissionais têm caminhonetes, pick-ups ou caminhões de pequeno porte. O serviço também pode ser executado por empresas de mudanças.

Mas vale destacar que há muita informalidade no setor. Por isso, é recomendado que perguntar ao autônomo se ele tem autorização para realizar este tipo de transporte: o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTC). 

 

 
 
 
Deixe seu comentário